Base de dados:
OHS-PeriRHS
Pesquisar:
SOCIEDADES DE ENFERMAGEM/HIST []
Referências encontradas:
Mostrando:
1 .. 4   no formato [Detalhado]
página 1 de 1
  1 / 4
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:127 - (137)
Autor:Bezerra, Maria Regina Marques.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A participação da Irmã Mathilde Nina na construção histórica da ABEn^ipt / The participation of Sister Mathilde Nina in the historical construction of the Brazilian Association of Nursing (ABEn)
Fonte:Rev. bras. enferm;54(2):[261-267], abr.-jun. 2001. .
Resumo:Estudo de cunho histórico-social, cujo objeto é a participação da Irmã Mathilde Nina no processo histórico da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), como representante da Companhia das Filhas da Caridade. Objetivo: discutir o advento da inserção dessa Irmã na Associação Brasileira de Enfermagem como uma forma de difusão da influência católica. Recorte temporal: 1939 a 1950. Fontes primárias: documentos escritos e depoimento de pessoas que tenham convivido com Mathilde Nina. O método é dialético, e a discussão dos achados fundamenta-se no pensamento de Pierre Bourdieu. As Irmãs da Caridade fizeram, no Brasil, um movimento de inserção na educação formal. Tal evento foi conseqüência do Decreto 20.109/31. Como primeira representante da Companhia a se diplomar, a Irmã Nina possuía um capital que a legitimava nas várias instâncias da enfermagem; sua inserção na ABEn é mais uma das formas de difusão da ideologia católica (AU)^ipt.
Descritores:Enfermeiras
Sociedades de Enfermagem
Sociedades de Enfermagem/hist
Educação em Enfermagem
História da Enfermagem
Associações Profissionais
Brasil
Localização:BR905.1 - Biblioteca

  2 / 4
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:124 - (134)
Autor:Rossi, Maria José dos Santos.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A propósito do movimento participação^ipt / The movimento participação
Fonte:Rev. bras. enferm;54(2):[213-228], abr.-jun. 2001. .
Resumo:Relata a trajetória do Movimento Participação (MP) nascido na enfermagem brasileira em oposição às políticas praticadas pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn). Artigo escrito pela primeira presidente eleita pelo MP onde são apresentadas as bases do movimento, sua organização, a luta para a conquista do poder e o trabalho desenvolvido pela primeira gestão (AU)^ipt.
Descritores:Enfermagem/org
História da Enfermagem
Sociedades de Enfermagem/hist
Associações Profissionais
Participação nas Decisões
Brasil
Localização:BR905.1 - Biblioteca

  3 / 4
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:121 - (131)
Autor:Paim, Lygia.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:A formação de enfermeiros no Brasil na década de 70^ipt / The education of nursing workers in Brazil in the 1970's
Fonte:Rev. bras. enferm;54(2):[185-196], abr.-jun. 2001. .
Resumo:Este artigo objetiva revisitar os anos 75-79 e com eles a história da implantação de novos cursos de graduação em Enfermagem em Universidades Federais e em Distritos Geo-educacionais que ainda não ofertavam esse tipo de curso. Apresenta-se a trajetória do desenvolvimento do Projeto de Enfermagem no Grupo Setorial de Saúde - SESU/DAU/MEC. Ressaltam-se determinantes político-sociais no aumento quanti-qualitativo intencional desses Cursos. Clarifica-se a proposta, processo e realizações envolvidas no Projeto Superior de Enfermagem, antes predominante como ensino privado (até 1974), para predominantemente ensino público (1976). Ademais, aponta implicações tais como: Comissão de Especialistas do Ensino de Enfermagem (CEEEnfermagem) articulada à ABEn e a primeira proposta coletiva de Áreas e Linhas de Pesquisa em Enfermagem (CNPq/CAPES/DAU/ABEn), bem como a iniciação de espaços institucionalizados nesses Órgãos de formação e atração acadêmica (AU)^ipt.
Descritores:Educação em Enfermagem
Associações Profissionais
Sociedades de Enfermagem/hist
História da Enfermagem
Brasil
Localização:BR905.1 - Biblioteca

  4 / 4
OHS-PeriRHS
selecionar
Id:120 - (130)
Autor:Albuquerque, Gelson Luiz de; Pires, Denise Elvira Pires de.
Base de Dados:OHS-PeriRHS
Título:O Movimento Participação (MP): uma contribuição à história da enfermagem brasileira^ipt / Movimento Participação ("Participatory" Movement): a contribution to the history of nursing in Brazil
Fonte:Rev. bras. enferm;54(2):[174-184], abr.-jun. 2001. .
Resumo:Retrata origens e princípios que constituíram o Movimento Participação, em oposição à política desenvolvida pela Direção da Associação Brasileira de Enfermagem ( ABEn). Surge nos anos 80, com críticas de que a entidade, atuava: a) como reprodutora das políticas oficiais e interesses do setor industrial médico-hospitalar; b) numa estrutura organizativa centralizadora/autoritária; c) apenas na atualização "científico-cultural" das enfermeiras, desconsiderando a necessidade das reflexões político-profissionais, de atuação da entidade e o papel da profissão, no cenário histórico-social vigente; d) sem participar da formulação das políticas públicas relativas ao setor saúde. Este movimento vence as eleições na ABEn e assume a entidade, a partir de 1986. Os resultados dessa nova prática marcam uma história em construção. Conquistas e retrocessos dependerão da nossa capacidade coletiva de construir uma profissão competente tecnicamente, com intervenções críticas e criativas e, principalmente, reconhecida socialmente como aliada da maioria da população, na defesa do direito à saúde (AU)^ipt.
Descritores:História da Enfermagem
Sociedades de Enfermagem/hist
Enfermagem/org
Associações Profissionais
Participação nas Decisões
Brasil
Localização:BR905.1 - Biblioteca



página 1 de 1

Artigos Brasileiros de História dos Recursos Humanos,da Educação e do Trabalho em Saúde: uma bibliografia eletrônica

Esta base de dados reúne as referências bibliográficas da produção sobre a história dos recursos humanos, da educação e do trabalho em saúde publicada nos mais relevantes periódicos brasileiros. Ela referencia os artigos publicados entre 1997 e 2008 e tem por universo de coleta 37 títulos, englobando revistas das profissões de saúde, como medicina, enfermagem e psicologia, periódicos das áreas da saúde pública e saúde coletiva, assim como as principais publicações do campo da história, das ciências sócias e da educação. Foram excluídas as revistas referidas às especialidades médicas, tais como dermatologia, ginecologia, psiquiatria, entre outras.

Mais de 70% das referências remetem para o texto completo, tal como disponíveis em Scielo ou em outros sítios na internet. A cada início de um novo ano, a produção do ano anterior será adicionada á base de dados, tornado-a um índice representativo da produção e do conhecimento disponível sobre estes temas.

Carlos Henrique Assunção Paiva

Isa Cláudia Pontes Duarte

Fernando A. Pires-Alves

Base de dados  OHS-PeriRHS : Formulário avançado

   
Pesquisar:
no campo:
 
1     
2   
3